loading1
loading2

Ecomuseu e Espaço Lúdico

Inaugurado em 1987, o Ecomuseu de Itaipu foi o primeiro ecomuseu do Brasil e da América Latina, e também o primeiro museu da cidade de Foz do Iguaçu, sendo ainda hoje um importante espaço para compreensão da história local. Atuar na renovação expográfica deste importante museu foi uma feliz oportunidade, acompanhada também de uma grande responsabilidade. Um Ecomuseu trata da relação entre uma comunidade, um território e seu patrimônio, envolvendo neste caso toda a região de impacto de Itaipu. As principais ações do museu ocorrem junto à comunidade, com atividades de pesquisa, educação e comunicação, e a exposição funciona como um centro interpretativo do território. É neste contexto em que atuamos.

O edifício, originalmente espaço administrativo ligado à construção da Usina, apresenta uma planta confusa, com bifurcações que dificultavam a orientação do visitante. Para isso, reorganizamos a circulação e a ocupação dos espaços, de modo a promover uma visita acessível, intuitiva e confortável. Partindo das pesquisas e acervos existentes, desenvolvemos uma expografia que busca envolver o visitante ao longo do percurso pelos módulos expográficos, organizados a partir de temas que dialogam com a própria conceituação do museu: o território, a comunidade e o patrimônio. 

A exposição convida o visitante a interagir com os conteúdos e recursos, ora de forma ativa, ora passiva, mesclando recursos analógicos, digitais, sonoros e táteis. O amplo acervo fotográfico, audiovisual e tridimensional do qual Itaipu dispõe é incorporado ao longo dos módulos, de forma integrada às abordagens conceituais propostas, visando contextualizar sua presença em cada espaço. A identidade visual, que se reflete no espaço e nas peças gráficas, foi desenvolvida a partir de elementos já existentes na instituição, criando-se uma paleta de cores suave que busca abraçar o visitante, fazendo com que ele se sinta confortável e acolhido.

O Espaço Lúdico do Ecomuseu surge como espaço aberto à ação, que possa ser apropriado de diferentes formas, como uma espécie de sala de estar onde o visitante sinta-se confortável. A premissa é de que ali pudessem ocorrer oficinas, apresentações, exibições de vídeo, leituras, jogos e descanso. A tarefa de projetar o indeterminado não é trivial. São necessárias estruturas definidas o suficiente para dar suporte a uma variedade de atividades, e indefinidas o suficiente para não limitarem o imprevisto. Assim, mantivemos o grande salão majoritariamente aberto, com uma divisão vazada, que organiza o espaço sem dividi-lo, deixando ainda evidentes as opções e circulação. Um grande painel metálico integra os espaços, servindo à interação com ímãs para atividades diversas, e uma elevação de piso conforma um pequeno palco, para brincar ou se apresentar. Esperamos  em breve ver este espaço construído para sermos surpreendidos com atividades que nem imaginamos, mas que ocorrerão com naturalidade em seus tapetes, assentos, nichos, mesas e paredes.

Ficha Técnica

LOCALIZAÇÃO

Foz do Iguaçu (PR)

PERÍODO DO PROJETO

2021

STATUS

Concluído