Este projeto aborda a proposta expográfica para o novo prédio a ser construído no Ecomuseu de Itaipu: Centro Interpretativo, nomeado de Itaipu Energia, em Foz do Iguaçu – Paraná. A proposta contempla a temática “Energia que nos move”, buscando proporcionar ao visitante uma imersão sensorial e interativa através de percurso livre, sem ordem expográfica rígida, com a valorização de planos verticais leves e grandiosos e de mobiliários e recursos com viés educativo e lúdico. A proposta conceitual partiu de seis eixos setorizados em módulos expositivos buscando remeter aos processos de produção energética e provocar no visitante a aprendizagem, o envolvimento e a diversão. Essas premissas, influenciaram na adoção de instalações especiais como o tobogã, a roda de correr, a coluna de água, o uso de vitrines com bolinhas que podem ser agitadas com o acionamento de ventiladores, entre outros.
Foi criada uma identidade visual específica inspirada nos processos de produção de energia e refletiu nos espaços a partir da definição de cores específicas para cada tema, incorporadas nos painéis e mobiliários. Além disso, foram elaboradas peças gráficas, grafismos e roteiros para produção de elementos audiovisuais, cinemáticos e/ou interativos.
O projeto sinalético visou criar uma identidade para o Complexo do Ecomuseu de Itaipu que pudesse, simultaneamente, demarcar uma estratégia especificamente criada para o conjunto, assim como identificá-lo como parte de um todo maior: um equipamento pertencente à Itaipu Binacional. Para isso, o projeto incorpora elementos já existentes na identidade visual de Itaipu (como paleta de cores e fontes tipográficas), agora incluídos em elementos sinaléticos novos, criados especificamente para o conjunto. A proposta resulta em uma identidade atual, contemporânea, ainda assim conectada ao todo e dialogando com os demais espaços e aplicações da identidade já estabelecida de Itaipu.
LOCALIZAÇÃO
Foz do Iguaçu (PR)
PERÍODO DO PROJETO
2021-2022
STATUS
Concluído