O projeto de Requalificação Museográfica da Casa dos Açores – Museu Etnográfico (CAME) teve como objetivo a reestruturação do museu, com nova identidade visual, redefinição da ocupação dos espaços internos e externos, criação de nova exposição de longa duração, material gráfico, adequação de acessibilidade e proposta de anexo. No que se refere à nova proposta expográfica, um dos principais aspectos do projeto, buscou-se conservar e comunicar uma fração do patrimônio cultural preservado pelas comunidades que habitam o litoral de Santa Catarina.
A exposição ocupa 10 salas do Casarão de São Miguel, datado da primeira metade do século XIX, e um anexo existente ao fundo do conjunto e aborda diversos aspectos ligados à cultura do litoral catarinense, tratando dos processos de migração, colonização, diversidade cultural, trabalho, lazer, hábitos e tradições. A expografia incorporou diversos itens do acervo do museu relacionados às festividades, aos trajes, brincadeiras, artesanato, engenhos e história da região.
Foi criada uma identidade visual específica para a exposição, que dialoga com a identidade institucional, mas apresenta características próprias, remetendo a aspectos do território como o mar, o solo e a mata atlântica. O projeto expográfico buscou criar uma proposta contemporânea, que atraia os diversos públicos, sem impactar ou ocultar a edificação existente – ela própria objeto de visitação. A proposta considerou a boa apresentação das informações e acervos, a circulação segura e confortável dos diversos públicos, boas condições de visibilidade e legibilidade, segurança, durabilidade e resistência dos materiais.
LOCALIZAÇÃO
Biguaçu (SC)
PERÍODO DO PROJETO
2019-2022
STATUS
Concluído